Da esquerda, os membros da Crew-10 SpaceX da NASA, Kirill Peskov, da Roscosmos, os astronautas da NASA Nichole Ayers e Anne McClain, e Jaxa (Japan Aerospace Exploration) Astronaut Takuya Onishi Pose para um grupo de retratos da estação espacial internacional.
NASA
ocultar a legenda
Alternar a legenda
NASA
Uma tripulação de quatro encerrou uma estadia de quase cinco meses na estação espacial internacional, jogando no Oceano Pacífico na costa da Califórnia sob um dossel de pára-quedas no sábado na mesma cápsula SpaceX, lançada Missão Crew-10 da NASA para a estação em março.

A cápsula levou cerca de 17 horas para fazer a viagem para casa, passando por temperaturas de reentrada de cerca de 3.000 graus Fahrenheit, enquanto ela passava pela atmosfera após a sexta-feira sem madrugada com a ISS.
The crew of NASA astronauts Anne McClain and Nichole Ayers, Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA) astronaut Takuya Onishi, and Russia’s Roscosmos cosmonaut Kirill Peskov spent their time on the station conducting more than 200 science experiments that helped prepare humans for exploration beyond low-Earth orbit that included material studies and experiments to better understand physiological and psychological changes to o corpo humano.
“Temos que realizar muitas coisas operacionais realmente incríveis. Possivimos que vimos algumas vistas incríveis e tivemos algumas risadas muito grandes e um tempo maravilhoso juntas”, disse a Nasa Nichole Ayers, piloto da missão.
Foi a primeira missão espacial para Ayers e companheiro de equipe Peskov. Foi a segunda viagem à estação de McClain e Onishi.
Suas substituições, Crew-11, chegaram à estação há uma semana. Os astronautas da NASA Zena Cardman e Mike Fincke, juntamente com o astronauta de Jaxa Kimiya Yui e o cosmonaut russo Oleg Platonov, passarão cerca de seis meses no laboratório de órbitas conduzindo experimentos de ciências e manutenção.

Essa missão marcou a 12ª vez que a SpaceX lançou astronautas da NASA para a ISS. Em 2020, a empresa privada começou a transportar astronautas para a estação como parte do programa de tripulação comercial da agência, encerrando uma dependência da Rússia para passear para a estação após a aposentadoria do programa de ônibus espaciais em 2011.
Houve uma presença humana contínua na estação espacial desde 31 de outubro de 2000, mas a NASA e seus parceiros internacionais planejam aposentar a ISS no final da década. A NASA espera que as empresas comerciais lançem novas estações espaciais para os astronautas da agência na próxima década.
“Todos nós sabemos profundamente que nunca mais podemos fazer isso”, disse McClain, comandante da tripulação-10, antes de sua partida. “Temos sido muito pensativos nos últimos dias de entender o que todos temos que fazer parte”.