O governador de Illinois, JB Pritzker, criticou o presidente Donald Trump como um “trapaceiro” e o governador do Texas, Greg Abbott, como uma “piada” dias depois de receber os democratas do Texas que fugiram de seu estado em protesto contra os esforços de redistribuição liderados pelo Partido Republicano.
“O governador Abbott é a piada”, disse Pritzker, um democrata, ao “Meet the Press” da NBC News em uma entrevista que foi ao ar no domingo em resposta a Abbott chamando o mapa do congresso de Illinois de “piada”.
“Ele é quem está tentando de meados da década aqui-numa época em que, francamente, todos nós estamos preocupados com o futuro da democracia. Ele está literalmente ajudando a afastar e lamber as botas de seu líder, Donald Trump”, acrescentou Pritzker.
Pritzker também se defendeu contra alegações de que o mapa do Congresso de Illinois é gerrymandered. Trump ganhou 44% da votação em todo o estado em 2024, mas os republicanos detêm apenas três dos 17 distritos da Câmara do estado.
“Realizamos audiências públicas, audiências legislativas. As pessoas os compareceram. Eles falaram. Havia um mapa que foi lançado. Na verdade, houve mudanças feitas no mapa. E um mapa foi passado, e foi feito no final do censo, disse o censo decenal.
Ele continuou dizendo: “Isso é – é trapaça. Donald Trump é um trapaceiro. Ele trai suas esposas, trai a golfe e agora está tentando enganar o povo americano de seus votos”.
Os legisladores estatais democratas do Texas estão se encolhendo em Illinois e outros estados azuis depois de deixar o estado para negar os líderes do Partido Republicano um quorum na Câmara do Estado. Os republicanos tentaram repetidamente avançar com seus planos legislativos, mas ficaram aquém das 100 pessoas necessárias para um quorum.
Abbott e seus aliados republicanos no final do mês passado revelaram planos de atrair novas linhas distritais do congresso no estado que poderiam garantir seu partido até cinco cadeiras republicanas seguras adicionais no Congresso. O processo de redesenhar as linhas do distrito acontece tradicionalmente apenas uma vez uma década, após a realização do censo decenal.
Abbott entrou em conflito com os democratas na legislatura no passado e os líderes do Partido Republicano do Texas ameaçaram os legisladores democratas com suspensão de salários e prisões civis se não retornarem à casa do estado.
“Os democratas agem como se não voltem, desde que este seja um problema. Isso significa que eles não voltarão até 2027 ou 2028, porque vou ligar para a sessão especial após sessão especial após sessão especial com os mesmos itens da agenda lá”, disse Abbott à NBC News em entrevista na quinta -feira.
Trump defendeu os esforços dos republicanos de Abbott e do Texas para desenhar novos mapas que favorecem o Partido Republicano, dizendo à Squawk Box da CNBC: “Temos uma oportunidade no Texas para conquistar cinco assentos. Temos um bom governador e temos boas pessoas no Texas. E eu ganhei o Texas”.
“Eu tive a votação mais alta na história do Texas, como você provavelmente sabe, e temos direito a mais cinco assentos”, acrescentou.
No domingo, o ex -procurador -geral Eric Holder, que lutou contra os mapas do congresso estadual como chefe do Comitê Nacional de Redistribuição Democrata, também conversou com “encontrar a imprensa” sobre o plano de redistribuição do Texas e o governador da Califórnia, Gavin Newsom, para seu estado responder em espécie.
“O que eu disse é que precisamos proteger nossa democracia agora, se queremos poder salvá -la”, disse Holder no domingo. “E assim, tomando as medidas razoáveis propostas na Califórnia, acho que faz muito sentido nesse momento, uma maneira temporária de responder àquilo que está acontecendo no Texas, com o pensamento de que, após essa crise, passamos, voltamos à luta contra a Gerrymandering por alguém”.
Holder enfatizou sua opinião de que qualquer gerrymandering democrata deve ser uma resposta ao Texas, não uma maneira permanente de desenhar linhas distritais.
“Se o Texas não tivesse se mudado da maneira que parecem estar fazendo, a Califórnia não estaria fazendo o que eles estão fazendo”, disse Holder. “O que os democratas estão fazendo é responder e é temporário”.
Durante a entrevista “Meet the Press”, Pritzker também respondeu aos relatos de que o FBI atendeu um pedido do senador John Cornyn, R-Texas, que está concorrendo à reeleição em 2026, para ajudar a rastrear os legisladores estatais democratas que fugiram do Texas.
“Não existe uma lei federal que permitiria ao FBI prender qualquer um que esteja aqui visitando nosso estado”, disse Pritzker. “Então é muito importante. É disso que se trata”.
Pritzger também foi questionado sobre a guerra em Gaza e uma resolução no Senado nesta semana para bloquear as vendas de armas para Israel em meio à crise humanitária em Gaza.
“Acho que a resolução que foi apresentada no Senado dos Estados Unidos foi um esforço para enviar uma mensagem. E é o tipo certo de mensagem, que é que Israel precisa garantir que a assistência alimentar que deve ir a palestinos inocentes deve chegar lá”, disse ele. “E eles devem fazer tudo ao seu alcance para impedir a fome que acho que todos vimos”.