🎙️ A voz é gerada pela IA. Inconsistências podem ocorrer.
Um juiz federal nomeado pelo presidente Donald Trump decidiu contra o governo na segunda -feira, descobrindo que retomou indevidamente dezenas de milhões de dólares em financiamento aprovado no Congresso da National Endowment for Democracy (NED).
Por que isso importa
A ação do NED levantou questões sobre o papel que o Congresso desempenha no gerenciamento do orçamento do país, que é governado pela Lei de Controle de Ipundações. Foi um dos vários processos que acusavam o governo Trump de violar a lei retendo dinheiro que já havia sido aprovado pelo Congresso.
Alex Brandon/AP
O que saber
Ned processou o governo Trump por causa dos fundos em março, acusando -o de reter ilegalmente, ou “prejudicar” os fundos.
Os demandantes disseram que a parada criou uma crise de fluxo de caixa “devastador” para a organização que a forçou a furtar 75 % de sua equipe e suspender programas críticos, ameaçando a missão da organização de apoiar os movimentos pró-democracia em todo o mundo.
“Os réus provavelmente congelaram ilegalmente o financiamento da doação”, escreveu o juiz distrital dos EUA Dabney Friedrich em Washington, DC, em uma decisão de 15 páginas na segunda-feira.
Friedrich foi nomeado para o banco federal por Trump em 2017, durante seu primeiro mandato.
Esta é uma notícia de última hora. Atualizações a seguir.