Washington – Quando as autoridades federais anunciaram a abertura de um novo centro de detenção na Flórida para imigrantes sem documentos apelidados de “Alligator Alcatraz”, eles disseram que seu foco seria em arredondar indivíduos com antecedentes criminais – pessoas que o presidente Trump e a border czar Tom Homan chamaram “O pior dos piores.” No entanto, muitas pessoas que foram trancadas no Centro de Detenção de Everglades da Flórida não têm antecedentes criminais, aprendeu a CBS News.
Alguns dos detidos do Alligator Alcatraz são “Dreamers”, como Edgar, que está entre mais do que meio milhão Beneficiários da ação diferida da era Obama para a política de chegadas de infânciaou DACA, o programa federal que permitia que imigrantes não documentados trouxeram para os EUA como crianças morassem e trabalhassem no país sem medo de deportação.
Edgar chegou aos EUA em 2001, quando tinha 13 anos e hoje é pai de três cidadãos dos EUA. Em junho, ele foi detido após uma parada de trânsito e se tornou um dos primeiros detidos enviados ao “Alligator Alcatraz”.
“Quando ele foi preso e ele foi levado para lá, eu estava realmente preocupado com a vida dele”, disse o irmão de Edgar à CBS News.
Enquanto o governo Trump continua sua repressão à imigração, o número de travessias ilegais ao longo da fronteira sul no mês passado alcançou um recorde baixo de cerca de 4.600. Ao mesmo tempo, em junho, houve um número recorde de migrantes que foram detidos pela imigração dos EUA e pela alfândega-cerca de 59.000.
Estatísticas federais obtidas pela CBS News Em junho, mostrou quase metade – ou 47% – dos detidos por gelo carecia de um registro criminal, e menos de 30% haviam sido condenados por qualquer crime.
O vice -diretor do ICE, Madison Sheahan, disse à CBS News na terça -feira que nenhuma das pessoas que foram detidas no Alligator Alcatraz estão lá por acidente.
“São pessoas que cometeram um crime contra os Estados Unidos entrando ilegalmente neste país”, disse Sheahan em entrevista em Washington. Não ser documentado é uma violação civil da lei de imigração, não uma ofensa criminal.
A advogada de imigração Rachel Einbund disse à CBS News que está preocupada com o precedente, perguntando: “Isso significa que todo sonhador está sujeito a deportação porque (Departamento de Segurança Interna) mudou de idéia?”
Edgar foi transferido para outra instalação na Flórida, e sua família diz que se sente impotente.
“O fato de ele estar sendo privado de sua liberdade … que me faz sentir como se minhas mãos estivessem ligadas”, disse sua mãe em espanhol.
Em uma videochamada com a CBS News organizada por sua família, Edgar disse que o governo cometeu um erro quando o prenderam e o enviaram para “Alligator Alcatraz”.
“Na verdade, há pessoas que são inocentes, como eu”, disse Edgar, que pediu que a CBS News não usasse seu nome verdadeiro ou mostrasse seu rosto.
Ele também disse que havia dito aos policiais que ele era um destinatário do DACA e que seu status estava ativo.
“Eles (gelo) disseram que o DACA foi cancelado, que eu não teria chance de ficar no país”, disse ele.
Edgar e seu advogado disseram à CBS News que não sabem por que ele está sendo detido. Quando perguntado por que ele acha que ainda está em um centro de detenção, Edgar disse que acredita: “É como uma tortura e tentar fazer você se deportar”.
Das estimadas 100.000 pessoas que foram deportadas no início deste ano, 70.583 foram criminosos condenados, de acordo com outro gelo documento obtido pela CBS News no mês passado. A maioria das infrações documentadas era para crimes de tráfego ou imigração. Não está claro quantos deles fizeram parte do programa DACA.
A porta -voz do DHS, Tricia McLaughlan, disse à CBS News que imigrantes sem documentos que dizem ser beneficiários do DACA não são automaticamente protegidos das deportações.
“O DACA não confere nenhuma forma de status legal neste país”, disse McLaughlan. “Qualquer estrangeiro ilegal que é um destinatário do DACA pode estar sujeito a prisão e deportação por vários motivos, incluindo se eles cometeram um crime”.
A CBS News revisou o registro de Edgar e descobriu que ele não está enfrentando acusações criminais.