Quando se trata de dar feedback negativo no trabalho, o chamado “Sanduíche de elogio”-elogio, crítica, louvor-pode mais ser eficaz, de acordo com pesquisas em andamento da Ivey Business School em Ontário.
O método clássico de proporcionar críticas tornou -se popular como uma maneira de suavizar conversas difíceis. Mas Karen Macmillan, professora de comportamento organizacional, diz que o sanduíche ficou obsoleto.
“O sanduíche de elogio não funciona por vários motivos”, disse Macmillan à Newsweek. “Usados regularmente, os receptores começam a ignorar o positivo enquanto esperam o outro sapato cair. Além disso, isso pode fazer com que o remetente pareça falso, (as pessoas pensam)” Ele está dizendo coisas falsas para me preparar para algumas notícias “”.
A ascensão e queda do sanduíche de feedback
O sanduíche de elogio (também chamado de Sandwich Sandwich) ganhou força na década de 1980 como uma maneira de aliviar o desconforto para gerentes e funcionários. Ao amortecer observações negativas entre os positivos, a idéia era que as conversas de desempenho se sentissem menos confrontadas.
Em vez disso, as primeiras descobertas de Macmillan sugerem o inverso: os trabalhadores aprendem rapidamente a antecipar o “mas” após cada elogio. Essa antecipação, explicou, ensina -os a desconsiderar declarações positivas e se preparar para o feedback negativo.
JLCO – Julia Amaral/Getty Images
Por que Candor supera o sanduíche de feedback
Macmillan e colegas estão estudando como a sinceridade – uma comunicação direta e mais alta – mostra relacionamentos no local de trabalho e oferece maneiras de dar efetivamente feedback.
“Embora eu concorde com a idéia de incentivar mais sinceridade, devemos lembrar que há muito boas razões pelas quais as pessoas não serão sinceras”, explicou ela.
“Isso pode prejudicar seus relacionamentos, pode ser desconfortável e você pode parecer com o bandido”.
Os primeiros resultados da equipe mostram que a sinceridade, quando entregue com cuidado, não apenas melhora o desempenho-também fortalece a confiança entre funcionários e gerentes, promovendo o crescimento a longo prazo. Mas há coisas a lembrar também.
“Até agora, descobrimos que a confiança é muito importante quando se trata de ser sincero sem explodir as coisas”, disse MacMillan. “É mais provável que a sinceridade seja aceita positivamente quando o orador é visto como tendo benevolência, competência e integridade”.
Dando um feedback melhor
Para os líderes prontos para abandonar o sanduíche, Macmillan sugere uma estrutura de cinco etapas para tornar o feedback construtivo:
- Comece com um plano: Reflita sobre se você está realmente tentando elevar o desempenho deles, apoiá -lo com exemplos e criar uma linha de abertura atenciosa.
- Faça um diálogo: Peça ao funcionário sua perspectiva e crie espaço para trocas honestas.
- Mostre que você se importa: Conecte o feedback às metas do funcionário, mostrando que você está investido no sucesso deles.
- Termine com clareza: Defina um plano de ação e acompanhamento para garantir a responsabilidade.
- Trate -o como um processo: Reconheça que a mudança real vem das conversas em andamento, não das críticas pontuais.
“Verifique se você está apenas dando feedback se estiver realmente tentando ajudar a outra pessoa a elevar seu desempenho”, disse Macmillan. “Às vezes, damos feedback por outros motivos e, se for esse o caso, devemos parar o ônibus. Um momento de reflexão interna é fundamental:” Por que eu quero dizer isso? “Se você deseja garantir que suas motivações sejam puras”.
Por que isso importa
Dar feedback é um dos que os gerentes de ferramentas mais poderosos precisam moldar o desempenho e a cultura do local de trabalho. Mas não é apenas Macmillan que notou que pode sair pela culatra.
Um artigo de 2023 publicado no Jornal da Ásia -Pacífico de Gerenciamento descobriram que o aumento do feedback negativo estava associado ao desempenho reduzido dos funcionários.
Em 2018, o candidato a doutorado em Harvard Business Paul Green e colegas estudaram processos de revisão de pares no local de trabalho. Eles descobriram que as avaliações críticas de colegas não levaram a um melhor desempenho no trabalho, mas levou os funcionários a evitar as pessoas que lhes deram feedback negativo a favor das pessoas que dariam críticas mais positivas.
“A verdadeira medida de feedback não é o quão bem é entregue”, disse Macmillan. “É se cria mudanças e fortalece os relacionamentos”.
Você tem uma dica sobre uma história científica que Newsweek deve estar cobrindo? Você tem uma pergunta sobre feedback? Informe -nos via science@newsweek.com.
Referências
Green, P., Jr., Gino, F., & Staats, B. (2017). Compras para confirmação: como o feedback desconfirmante molda as redes sociais (trabalho de trabalho nº 18-028). Escola de Negócios de Harvard.
Wei, F., Xu, L., Hu, X., Chang, Sc, & Wu, Y. (2024). Mudança de feedback negativo e desempenho dos funcionários: uma perspectiva da teoria de definição de metas. Jornal da Ásia -Pacífico de GerenciamentoAssim, 41(4), 2155-2178.