Pequim – Pelo menos 12 pessoas foram mortas e quatro desapareceram após parte de uma ponte em construção entrou em colapso na sexta -feira no noroeste da China, informou a mídia estatal. UM Vídeo publicado pela emissora estadual O CCTV mostrou o meio da seção do arco da ponte de repente cedendo e mergulhando nas águas do rio amarelo abaixo.
A causa foi uma falha no cabo de aço, disse a agência de notícias estadual Xinhua.
O jornal diário do povo disse que 15 trabalhadores e um gerente de projeto estavam no local na época. O número de mortos foi inicialmente relatado como sete pelo jornal, mas os relatórios subsequentes o colocaram às seis e, em seguida, a TV estadual dobrou o pedágio.
De acordo com o relatório da CCTV, pelo menos 91 veículos de resgate, incluindo 27 barcos, um helicóptero e cinco robôs, juntamente com 806 funcionários, foram enviados para ajudar no esforço de busca e salvamento. A rede estatal disse que seis hospitais na região estavam preparados para adquirir vítimas para tratamento.
A ponte na ferrovia Sichuan-Qinghai é a maior ponte de arco de treliça de aço contínua do mundo, de acordo com o People’s Daily.
Costfoto/nurphoto/getty
É também a primeira ponte de arco de aço ferroviário da China, que abrange o rio amarelo – o segundo mais longo do país – o relatório disse.
As imagens publicadas na mídia do estado mostram a ponte parcialmente construída, sua seção intermediária ausente e duas torres de andaimes gigantes e vários guindastes ao lado dela.
Centenas de trabalhadores de resgate foram mobilizados para a operação de busca e resgate, disse Xinhua.
Os acidentes industriais são bastante comuns na China devido a regulamentos vagos e padrões de segurança negligente.
Em dezembro do ano passado, 13 pessoas desapareceram após uma caverna em um canteiro de obras para uma grande ferrovia na cidade de Shenzhen, sul da China. Não houve relatos de sobreviventes.