Washington – A Suprema Corte da Califórnia não impedirá os democratas de avançar na quinta -feira com um plano para redesenhar os distritos do Congresso.
Republicanos no estado de ouro tinham perguntado O Supremo Tribunal do Estado para intervir e bloquear temporariamente os esforços de redistritamento, argumentando que os democratas – que estão correndo para colocar o plano na votação ainda este ano – haviam contornado uma regra exigindo que os legisladores estaduais esperassem pelo menos 30 dias antes de aprovar uma legislação recém -introduzida.
Mas em uma decisão na quarta -feira, o tribunal se recusou a agir, escrevendo que os legisladores do Estado republicano que entraram com o processo “não conseguiram cumprir seu ônus de estabelecer uma base para alívio no momento”.
O Legislativo da Califórnia deve votar no plano de redistribuição na quinta -feira, que enviaria o projeto para a mesa do governador da Califórnia Gavin Newsom para aprovação.
Os legisladores estatais democratas na Califórnia introduziram um conjunto de projetos de lei para criar novos limites do distrito de uma maneira que eles esperam que os cinco assentos do Congresso, um movimento feito em resposta ao presidente Trump e Push dos republicanos do Texas remodelar cinco distritos do Congresso no Texas para favorecer o Partido Republicano. Os legisladores estatais democratas na Califórnia, que têm uma supermanidade no legislativo, querem aprovar os projetos de lei imediatamente para que possam colocar a proposta na frente dos eleitores em uma eleição especial de 4 de novembro
A proposta dos democratas na Califórnia tentaria virar cinco dos nove distritos do estado atualmente mantidos pelos republicanos e os tornará mais amigáveis para os democratas. A Califórnia tem 52 distritos do Congresso. As mudanças podem exigir uma emenda à Constituição do Estado da Califórnia para substituir a Comissão Independente que atualmente é responsável pelo processo de redistribuição do estado.
A batalha pelas linhas distritais pode influenciar as eleições de meio de mandato no próximo ano. Os republicanos mantêm apenas uma pequena maioria na Câmara dos Deputados, e querem segurá -lo, enquanto os democratas pretendem recuperar a casa.
Newsom, um potencial candidato 2028, lidera a acusação.
“Olha, o que estamos fazendo neutros, neutraliza o que está acontecendo no Texas”, disse Newsom a repórteres na quarta -feira. “As pessoas têm essa chance com esta votação – 4 de novembro – estão enfrentando o estado de direito, defendendo ramos coequais do governo, enfrentam, sim, Donald Trump, mas também se destacam no espírito que define esse momento para que as pessoas sejam intimidadas e as pessoas se intimidem”.
Em comunicado à CBS News, os legisladores do Estado do Partido Republicano que processaram o plano de redistritamento disseram que a decisão da Suprema Corte “não é o fim dessa luta”.
“Continuaremos a desafiar essa captura inconstitucional de poder nos tribunais e nas urnas. Os californianos merecem eleições transparentes, não acordos secretos de bastidores para proteger os políticos”, dizia a declaração.
