Na próxima feira estadual do Texas, o confeiteiro Stephen El Gidi oferecerá sua própria sobremesa inspirada em chocolate em Dubai-uma base de chocolate belga rico e um pistache espalhado como uma lasanha doce sobre o cheesecake em um copo.
É definitivamente um afastamento dos cães de milho típicos e algodão doce.
Da costa oeste à América Central, os criadores de sobremesas das feiras estaduais estão vendendo suas próprias confecções baseadas em chocolate de Dubai, uma concha de chocolate ao leite cheia de pistache cremoso, tahine e kataifi crocante, uma massa do Oriente Médio.
As ofertas obtêm inspiração no Dubai Chocolate original, um bar criado em 2021 por Sarah Hamouda, fundadora da Fix Sobersert Chocolatier, uma loja de confeitarias on -line em Dubai.
O bar rapidamente se tornou viral, com influenciadores divulgando sua bondade pegajosa e crocante e hamouda dizendo que estava vendendo 100 barras por minuto. Agora, as sobremesas inspiradas em chocolate em Dubai atingiram as massas e estão aparecendo em algumas feiras estaduais pela primeira vez este ano.
A Minnesota State Fair oferecerá uma xícara de morango de chocolate em Dubai no final de agosto. Wisconsin acabou de apresentar sua versão da barra de chocolate de Dubai. E a Feira do Condado de Orange, no sul da Califórnia, estreou um brownie de chocolate em Dubai no mês passado. Em maio, a Feira do Condado de Los Angeles também vendeu uma xícara de morango de chocolate em Dubai.
El Gidi, dono de cheesecakes de garoa com sede em um subúrbio de Dallas, é originalmente da Líbia e se mudou para os EUA em 2021, na esperança de se tornar proprietário de uma empresa. Ele disse que pretende vender entre 15.000 e 20.000 xícaras este ano na State Fair.
“Tornei -me empreendedor por causa de meu pai, que também é proprietário de uma empresa. Ele me inspirou a ser meu próprio chefe”, disse El Gidi à NBC News.
Lojas como Trader Joe’s, Costco e até quiosques de shopping apresentaram suas próprias versões das barras de chocolate por preços de cerca de US $ 3,99 ou mais. Há até um shake de pistache de chocolate Dubai em alguns locais de shake shack com creme de pistache congelado com kataifi e uma concha de chocolate escuro por US $ 11,04.
Atualmente, as pessoas em Dubai podem encomendar o bar de Hamouda, que ela chama de “não pode obter Knafeh”, de sua loja on -line ou por meio de um serviço de entrega. Custa um pouco mais de US $ 18 por bar. Além disso, os aficionados por chocolate podem encontrar o bar na loja Free Duty Free do Aeroporto Internacional de Dubai no Terminal 3.
Em maio, as vendas de produtos na categoria de confeitaria de Dubai Duty Free atingiram US $ 20,2 milhões, um aumento de 81% graças em parte ao Dubai Chocolate, De acordo com um comunicado de imprensa da empresa.
As versões do Dubai Chocolate People estão comprando nos EUA são mais uma replicação do perfil de sabor do que a coisa real, diz Kristie Hangum jornalista de comida com sede no vale de San Gabriel, no sul da Califórnia.
Esses produtos são mais amigáveis à carteira, vendendo por cerca de US $ 15 em supermercados, e são feitos usando ingredientes padrão como chocolate ao leite, morangos e manteigas de nozes.

O True Dubai Chocolate, diz Hang, é uma sobremesa artesanal feita em pequenos lotes.
“Os pistaches são importados da Turquia e o chocolate é chocolate especial com ouro comestível”, disse ela.
Há um elemento de luxo e artesanato em chocolate autêntico de Dubai, acrescentado, observando que uma confecção de morango coberta de chocolate em Dubai teria apenas os melhores morangos de formato perfeita, mergulhados em belgas de alta qualidade ou chocolate escuro, combinados com bits kataifi e creme pistachio de pistaches, finalmente terrestres.
“É definitivamente uma moda em massa neste momento, mas está muito longe do que o chocolate original de Dubai era destinado, que era um item de luxo exclusivo. Agora, está sendo comercializado como uma coisa muito genérica que qualquer um pode obter”, disse Hang.

O revisor de alimentos do Texas, Zain Mohammed, disse que não é fã da tendência de chocolate de Dubai. Mohammed, nascido em Chicago, criado na Arábia Saudita e agora analisa os restaurantes em Houston, disse que acha que a proliferação da sobremesa está encoberta sobre a cultura e o importante papel que os alimentos desempenham na família.
“Há mais em Dubai do que apenas o chocolate de Dubai. Eu cresci na Arábia Saudita, e a cultura árabe é muito orientada para a família e a hospitalidade árabe é muito incomparável.”
Ele disse que também está preocupado com as pessoas que se beneficiam da tendência sem apreciar a cultura. “Acredito que exista apropriação cultural por causa do fato de que tantas pessoas estão fazendo isso – elas estão prendendo a tendência e depois a anunciando como suas”.
Bianca Tamondong, uma estudante universitária que experimentou a sobremesa de Brownie de Dubai do estande de Bakeshoppe na Feira OC, disse que achava que era uma combinação vencedora. “Eu já tentei tantas outras sobremesas de chocolate em Dubai antes, como a barra de chocolate real, as variações de sorvete e os morangos cobertos de chocolate de Dubai. Dez dólares honestamente pareciam tão roubados, já que muitas outras sobremesas de chocolate de Dubai custam US $ 15.”
“Os pistaches equilibraram perfeitamente a doçura do brownie”, disse ela.
O conhecedor de confecção Dominic Palmieri vende uma xícara de morango de chocolate em Dubai na OC Fair.

“Ele tem todos os componentes do chocolate de Dubai. No entanto, estamos colocando chocolate em cima dos morangos, e tem chocolate de seda que não endurece”, disse Palmieri.
Demorou mais de três meses para obter creme de pistache suficiente para as feiras das quais ele está participando devido à escassez de pistache e alta demanda por creme de pistache. Ele projeta garantir cerca de 2.000 galões de creme de pistache e mais de 10.000 libras de chocolate cru deste ano.
Era raro alguém encontrar chocolate em 2024. “Você tinha que encontrá -lo em lojas de chocolate especiais, lojas de doces ou lugares diferentes que estavam fazendo sobremesa”, diz Palmieri.
Agora, está em toda parte, ele diz.
“Quando você for para a feira, você vai pegar seu cachorro de milho, perna de peru, bolo de funil e receber seu copo de morango de chocolate em Dubai. Este está rapidamente se tornando um favorito dos fãs”, disse Palmieri.