Kyiv, Ucrânia – Um enorme ataque russo de drones russo e mísseis atingiu a capital da Ucrânia no início da quinta -feira, incluindo uma greve rara no centro da cidade, matando pelo menos 15 pessoas, incluindo quatro crianças, disse uma autoridade da cidade. Foi o primeiro grande ataque combinado russo a Kyiv em semanas, e vem como Esforços de paz liderados pelos EUA para terminar a guerra de três anos luta para ganhar tração.
“Já são conhecidos 14 pessoas por terem sido mortas como resultado do ataque russo, incluindo 3 filhos. Um assassinato horrível e deliberado de civis”, o presidente Volodymyryry Zelenskyy disse em um post de mídia social. “Os russos não estão optando por acabar com a guerra, apenas novas greves … é crucial agora que o mundo responde firmemente. A Rússia deve interromper essa guerra, começou e continua. Para a reverência do cessar -fogo e para as constantes tentativas russas de serem de doenças das negociações.
Tymur Tkachenko, chefe da administração da cidade de Kiev, disse mais tarde que 15 pessoas foram mortas, incluindo quatro filhos entre 2 e 17 anos, e pelo menos 48 outros ficaram feridos no ataque.
A Rússia lançou 598 drones de greve e chamarizes e 31 mísseis de diferentes tipos em todo o país, de acordo com a Força Aérea da Ucrânia, tornando-o um dos maiores ataques desde que Moscou lançou sua invasão em larga escala em 24 de fevereiro de 2422.
Efrem Lukatsky / AP
Zelenskyy disse que dezenas de edifícios, incluindo casas, escritórios e outras empresas civis, estavam entre os atingidos pelo ataque russo, bem como um edifício “onde está localizada a delegação da União Europeia na Ucrânia”.
“Horrinhado com mais uma noite de ataques de mísseis russos mortais à Ucrânia”, disse o presidente do Conselho Europeu, Antonio Costa, nas mídias sociais. “Meus pensamentos estão com as vítimas ucranianas e também com os funcionários da @Eudelegationua, cujo edifício foi danificado nessa greve russa deliberada. A UE não ficará intimidada”.
O primeiro -ministro britânico Keir Starmer também foi rápido em condenar o ataque e reiterou a afirmação de Zelenskyy de que mostrou que a Rússia não estava interessada em paz.
“Putin está matando crianças e civis e sabotando esperanças de paz”. Starmer disse em um post de mídia social. “Este derramamento de sangue deve terminar.”
O enviado especial do presidente Trump para a Ucrânia, Keith Kellogg, em um post nas mídias sociais, condenou os “ataques flagrantes” da Rússia, que ele disse que “ameaçar a paz que @potus está perseguindo”.
Moscou nega a miramento de civis, mas aumentou os ataques nos últimos meses em cidades e vilas muito longe das linhas de frente da guerra. Em um comunicado publicado nas mídias sociais, o Ministério da Defesa da Rússia alegou quinta-feira que suas forças haviam lançado uma greve da noite “contra empresas complexas industriais militares e bases aéreas militares na Ucrânia”.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, reiterou a alegação de que a Rússia atingiu com sucesso a infraestrutura militar e militar na Ucrânia, acrescentando: “Ao mesmo tempo, a Rússia permanece interessada em continuar o processo de negociação para alcançar nossos objetivos por meios políticos e diplomáticos”.
De acordo com Tkachenko, o ataque incluiu drones, drones de engodo, mísseis de cruzeiro e mísseis balísticos, atingindo pelo menos 20 locais em sete distritos da capital.
Alina Smutko / Reuters
Greves russos atingiram a parte central de Kiev, uma das poucas vezes os ataques russos alcançaram o coração da cidade desde o início da invasão em larga escala. Os moradores limparam vidro e detritos quebrados de edifícios danificados. A fumaça subiu da coluna desmoronada de um prédio residencial de cinco andares no distrito de Darnytsky que sofreu um golpe direto. Um fedor acridente de material queimado flutuou no ar enquanto os bombeiros trabalhavam para conter o incêndio.
Em meio à destruição, as equipes de emergência procuraram sobreviventes e corpos extraídos. Multidões de moradores estavam nas proximidades, esperando que parentes fossem recuperados dos escombros. Corpos em sacos pretos foram colocados ao lado do edifício.
Os moradores do bairro disseram que não foi a primeira vez que seu distrito foi alvo.
Oleksandr Khilko chegou ao local depois que um míssil chegou ao prédio residencial onde sua irmã mora. Ele ouviu gritos de pessoas que estavam presas sob os escombros e puxaram três sobreviventes, incluindo um menino.
“É civis desumanos e impressionantes”, disse ele, suas roupas cobertas de poeira e as pontas dos dedos pretos de fuligem. “Com todas as células do meu corpo, quero que essa guerra termine o mais rápido possível. Eu espero, mas toda vez que o alarme de ataque aéreo soa, tenho medo.”
Próximos passos não claros quando Trump empurra para acabar com a guerra da Ucrânia
O ataque de quinta -feira foi o primeiro grande drone e míssil russos combinados em Kyiv desde o presidente Trump se reuniu com o presidente russo Vladimir Putin no Alasca No início deste mês, discutir o fim da guerra na Ucrânia.
Enquanto um esforço diplomático pela paz pareceu ganhar impulso logo após a reunião, poucos detalhes surgiram sobre os próximos passos.
Os líderes ocidentais, juntamente com Zelenskyy, acusaram Putin de arrastar os pés nos esforços de paz e evitar negociações sérias, enquanto as tropas russas se movem mais profundamente para a Ucrânia. Nesta semana, os líderes militares ucranianos admitiram que as forças russas invadiram uma oitava região da Ucrânia que procurava capturar mais terreno.
Zelenskyy espera que as sanções mais severas dos EUA prejudiquem a economia russa se Putin não demonstrar seriedade em terminar a guerra – exige que ele reiterou após o ataque de quinta -feira.
“Todos os prazos já foram quebrados, dezenas de oportunidades de diplomacia arruinadas”, disse Zelenskyy.
Andrew Harnik/Getty
Trump se acumulou nesta semana no Putin’s Stalling em uma proposta americana de negociações de paz direta com Zelenskyy. Ele disse na sexta -feira que espera decidir sobre as próximas etapas em duas semanas se as negociações diretas – que Moscou já descartou – não estão agendadas. No dia anterior, Sr. Trump deu a entender que poderia mudar a política dos EUA Sobre o uso da Ucrânia de armas fornecidas pela American para atacar dentro da Rússia.
Em um post em sua própria plataforma de mídia social, Trump disse que era: “Muito difícil, se não impossível, de ganhar uma guerra sem atacar um país dos invasores. … Não há chance de vencer! É assim com a Ucrânia e a Rússia”.
Ele disse que seu antecessor, Joe Biden, “não deixaria a Ucrânia lutar, apenas defender”, acrescentando, sem nenhuma explicação adicional, que houve: “Tempos interessantes pela frente !!!”
Em novembro, apenas algumas semanas antes de ele devolver a presidência a Trump, Biden mudou a política de longa data Isso impediu efetivamente a Ucrânia de usar mísseis fornecidos pelos EUA para atacar profundamente na Rússia. Embora nenhum anúncio tenha sido feito, o Wall Street Journal relatado No fim de semana, o Pentágono “há meses bloqueou o uso de mísseis de longo alcance pela Ucrânia para atacar dentro da Rússia”.
O Ministério da Defesa da Rússia disse na quinta -feira que derrubou 102 drones ucranianos da noite para o dia, principalmente no sudoeste do país. Um ataque de drones provocou um incêndio na refinaria de petróleo Afipsky na região de Krasnodar, disseram autoridades locais, enquanto um segundo incêndio foi relatado na refinaria Novokuibyshevsk na região de Samara.
Os drones ucranianos atingiram repetidamente as refinarias e outras infraestruturas de petróleo nas últimas semanas, na tentativa de enfraquecer a economia de guerra da Rússia, fazendo com que os postos de gasolina em algumas regiões russas diminuíssem e os preços para aumentar.