Blacksburg, Virgina – Pesquisadores da Virginia Tech dizem que o melhor amigo do homem também pode ser uma das melhores defesas da natureza contra uma praga invasiva. Pela primeira vez, um estudo mostra que os cães de estimação podem ajudar a impedir a rápida propagação da lanterna manchada.
As lanternas manchadas se alimentam de diferentes plantas e excretam uma substância açucarada chamada Honeydew, que promove o crescimento do molde. Eles são considerados tão destrutivos que alguns estados lançaram campanhas pedindo aos moradores que os piquem à vista. Especialistas dizem que a solução real é acabar com as massas de ovos, mas elas podem ser difíceis de encontrar, porque geralmente se parecem com lama seca e podem se misturar com o ambiente.
É aí que os cães podem entrar para ajudar com seu forte olfato.
“Os cães têm um sentido dominante. É o nariz deles. Usamos nossos olhos. Os cães usam o nariz como os olhos”, disse o participante do estudo, Katie Thomas.
Pragas invasivas podem realizar um retorno dramático neste verão, alertam os especialistas
Katie Thomas recompensa seu cachorro, Finch, depois de localizar um perfume alvo (Kailey Schuyler)
Thomas e sua mistura de nove anos, Pitbull, Finch, participaram do estudo, na esperança de usar bem seus anos de perfume recreativo. Eles passaram por testes internos e externos, farejando massas de ovos e recebendo um prêmio quando Finch estava certo no dinheiro.
Lanterna manchada: o que você precisa saber sobre o inseto invasivo
“Ser capaz de fazer coisas que já fazemos, que estamos nos divertindo muito … treinar nossos cães para farejar coisas, sendo capazes de aplicar isso a algo como um problema real que afeta nossa comunidade é realmente gratificante”, disse Thomas.
A lanterna manchada é nativa da Ásia e foi detectada pela primeira vez nos Estados Unidos na Pensilvânia há mais de dez anos. Desde então, se espalhou para 19 estados, de acordo com o USDA.

A lanterna manchada está impactando a agricultura principalmente no Centro -Oeste e Nordeste (Fox News)
“Eles estão por toda parte, e precisamos procurar os ovos. O problema é que é tarde demais quando temos a lanterna”, disse Carolyn Shelburne, participante do estudo.
Winegrowers da Califórnia no limite sobre pragas que poderiam “devastar” a indústria lucrativa

Carolyn Shelburne e seu cachorro, Hermes, procuram um perfume alvo (Kailey Schuyler)
Carolyn e sua Border Collie, de 9 anos, Hermes, foram uma das cinco primeiras equipes do K9 e Handler a passar em seus testes de campo. Por fim, 182 equipes voluntárias nos EUA participaram do estudo.
Para testes internos, os cães identificaram o perfume da lanterna corretamente mais de 80% do tempo. Para mais testes ao ar livre do mundo real, os cães identificaram o perfume corretamente mais de 60% do tempo. Isso ainda é melhor do que a maioria das pesquisas humanas.
Clique aqui para obter o aplicativo Fox News
“Felizmente, mais pessoas verão que você pode treinar qualquer cachorro para fazer isso, e isso lhe dá algo divertido para fazer com seu cachorro”, disse Shelburne.
Os pesquisadores esperam que este seja apenas o começo para os cães protegerem os ambientes locais. Mesmo em áreas onde laternflies manchadas não são um problema, os cães podem ser treinados para farejar outras espécies invasoras.