O treinador Deion Sanders, da Universidade do Colorado, fala sobre sua jornada, derrotando o câncer da bexiga durante uma conferência de imprensa.
Aaron Ontiveroz/Medianews Group/Getty Images
ocultar a legenda
Alternar a legenda
Aaron Ontiveroz/Medianews Group/Getty Images
Aos 57 anos, o bicampeão do Super Bowl, Deion Sanders, tem uma bexiga novíssima.
O treinador da Universidade do Colorado passou por uma cirurgia reconstrutiva para tratar uma forma agressiva de câncer de bexiga depois que os médicos descobriram um tumor nesta primavera.
O procedimento, chamado de reconstrução neobladder, usa tecido do intestino delgado do paciente.
Aqui está como é feito:
Primeiros cirurgiões removem a bexiga velha. Então eles cortaram cerca de um pé e meio do íleo, a seção final do intestino delgado.
Em seguida, o cirurgião reduz um lado do segmento do intestino, para que se deita como um lençol. Em seguida, eles dobram ao meio, de cima para baixo e, em seguida, conectam a parte traseira à frente.
O resultado final se assemelha a um vôlei coberto de suturas, disse o Dr. Max Kates, Codirector do Instituto de Câncer da Bolsa de Greenberg na Universidade Johns Hopkins.
Finalmente, o cirurgião costura o neobladder nos rins e uretra.
A capacidade do corpo humano de se adaptar a esse procedimento é “incrível”, diz o cirurgião de Sanders, Dra. Janet Kukreja, diretora de oncologia urológica do Centro de Câncer da Universidade do Colorado. Os pacientes geralmente passam apenas alguns dias se recuperando no hospital.
Ela realizou a reconstrução neobladder de Sanders robótica e com uma câmera laparoscópica, um método que requer apenas pequenas incisões.
Kukreja disse à NPR que um aspecto legal desta cirurgia é que, como o neobladder é criado a partir do próprio tecido do corpo, o sistema imunológico de um paciente não rejeita o novo órgão. Portanto, pacientes com neobladders não precisam de medicamentos imunossupressores.
O plástico também não funcionaria para reconstruir uma bexiga, já que o trato urinário rejeita materiais estrangeiros, disse Kukreja. O cálcio aumentaria dando aos pacientes pedras da bexiga.
Uma bexiga reconstruída não funciona exatamente como a bexiga original de alguém porque não pode enviar sinais ao cérebro para informar uma pessoa quando usar o banheiro.
Acostumar -se a um neobladder faz algum treinamento, diz o Dr. Jodi Maranchie, um oncologista urgânico da UPMC em Pittsburgh. Gradualmente, aumentam o intervalo entre as visitas ao banheiro até que possam controlar confortavelmente a bexiga durante o dia. Mas o vazamento geralmente continua sendo um problema para as pessoas enquanto dormem.
Durante uma segunda -feira conferência de imprensa, Sanders reconheceu essa desvantagem. Ele brincou que, como seu neto de um ano de idade, agora “depende de depende”.
“Eu sei que há muitas pessoas por aí passando pelo que estou passando. E lidando com o que estou lidando”, disse ele. “E vamos parar de ter vergonha disso.”
Kates disse que muitas pessoas sentem vergonha com a incontinência que vem com uma reconstrução neobladder.
É por isso que Kates disse à NPR que “adorou cada momento” da conferência de imprensa de Sanders. O urologista descreveu o Hall da Fama Pro Football como autêntico e engraçado: “O cara era tudo menos vergonhoso”.
De fato, dois dos pacientes de Kates, os dois homens na idade de Sanders, mencionaram a conferência de imprensa: “ambos se sentiram completamente validados por ele”.
Estima -se que 85.000 pessoas nos EUA terão câncer de bexiga este ano, de acordo com dados da American Cancer Society. Enquanto a maioria dos pacientes com câncer de bexiga são homens, Maranchie disse que as mulheres tendem a apresentar uma doença mais avançada e um pouco mais agressiva.
Como o único sintoma do câncer de bexiga é o sangue na urina, ela teorizou que algumas mulheres confundem esse sinal de alerta com sangue menstrual.
Mas Sanders compartilhou que seu tumor foi descoberto durante um exame anual.
Ele disse que se não tivesse sido para esse compromisso, as coisas poderiam ter acabado de maneira muito diferente.
“Por favor, faça o check -out”, disse ele. “Porque se não fosse por eu ser testado para outra coisa, eles não teriam tropeçado nisso. Certifique -se de obter o cuidado certo.”