Lando Norris venceu um grande grande prêmio húngaro no domingo, cortando a liderança do companheiro de McLaren, Oscar Piastri na classificação do campeonato para 9 pontos na última corrida da Fórmula 1 antes das férias de verão.
A corrida entregou algumas poucas voltas finais, com os dois rivais do título lutando contra o pescoço e o pescoço para a vitória até o último canto da última volta. Passeando pelo tráfego e nos marcadores traseiros, Norris freqüentou um piastri de carregamento, apesar de ter pneus mais antigos e desgastados.
“Estou morto. Estou morto! Isso foi difícil”, disse Norris em uma entrevista pós -transmissão na ESPN. “Isso foi difícil, a passagem final com Oscar pegando – eu estava empurrando”, acrescentou, chamando o resultado mais “gratificante” após essa luta intensa.
A vitória foi uma declaração de Norris, um sinal de que ele não está pronto para afrouxar o controle do troféu do campeonato. Também foi um impulso de confiança após uma temporada frequente: Norris, que entrou na temporada como a favorita, costumava ser o motorista mais rápido, mas ele tem sido propenso a erros que lhe custaram pontos valiosos contra o Piastri de aço e mais consistente.
“Estamos tão bem lutados que é difícil dizer que o momento está do lado de alguém”, disse ele. “É difícil, mas divertido, correndo contra Oscar.”
A batalha do campeonato mundial da Fórmula 1 solidificou-se em um confronto individual entre os dois rivais da McLaren. Indo para as férias de verão de quase um mês, Piastri tem 284 pontos para 275 de Norris.
O reinante campeão mundial Max Verstappen, do Red Bull, fica em um terço distante, com 187 pontos; Suas esperanças de um quinto título estão quase terminadas. Ele terminou um nono lugar na Hungria.
Piastri fez uma abordagem ambiciosa sobre Norris na penúltima volta, mas exagerou e trancou a roda dianteira, quase colidindo com seu companheiro de equipe. Ele recebeu uma repreensão gentil por sua equipe no rádio: “Lembre -se de como vamos correr”.
“Eu pressionei o mais forte que pude”, disse Piastri após a corrida. “O carro realmente ganhou vida na segunda metade da corrida.”
O diretor da equipe da McLaren, Andrea Stella, discutiu a mensagem de rádio para Piastri em uma entrevista à F1TV após a corrida.
“O lembrete era para ambos: um, certifique -se de não mergulhar de maneira muito agressiva. O outro, não se mova sob frenagem”, disse Stella, acrescentando que ele entende que ambos estão lutando pelo título. “É justo que eles tenham o seu melhor, mas tudo isso deve acontecer dentro de nossos princípios”.
Foi a quarta corrida consecutiva em que os pilotos da McLaren terminaram em primeiro e segundo, mostrando o domínio da equipe cor de mamão este ano, que marcou sua 200ª vitória na F1 no domingo. George Russell, da Mercedes, terminou em terceiro lugar após uma batalha agitada pela posição final do pódio.
Leclerc ganha polo, mas perde na corrida
O motorista da Ferrari, Charles Leclerc, capturou uma posição de pólo de choque no sábado e liderou confortavelmente de Piastri e Norris no início, depois de se qualificaram em segundo e terceiro lugar.
Norris teve um começo decente e chegou ao interior de Piastri antes de seu companheiro de equipe se mudar para cortá -lo, comprometendo Norris e custando -lhe duas posições nos cantos de abertura.
O movimento de Piastri o manteve à frente de seu rival no início e deu a ele tratamento preferencial para o primeiro pit stop. Mas o acampamento de Norris apimentou as coisas jogando em uma estratégia única, colocando-o mais tarde, na volta 31. Quando Piastri colocou novamente, na volta 46, ele saiu cerca de 12 segundos atrás de Norris-mas carregando pneus com 14 voltas mais jovens para lutar.
Piastri então ultrapassou Leclerc, tornando-o uma corrida de duas pessoas na frente entre os rivais do campeonato. Ele fechou atrás de Norris e o atacou, mas não conseguiu passar.
“Depois que vi Lando em uma (parada), eu sabia que teria que ultrapassar os trilhos, o que é mais fácil dizer do que fazer por aqui”, disse Piastri. “Eu tentei algumas coisas. Era uma aposta de qualquer maneira. E hoje infelizmente estávamos do lado errado.”
A Hungria foi a corrida que prenunciava sua rivalidade há um ano. Piastri avançou no início, mas Norris assumiu a posição de volta nas paradas de pit devido a decisões estratégicas da McLaren. Então a equipe ordenou que Norris desacelerasse e deixasse Piastri o ultrapassar pela vitória – o que ele fez depois de resistir a muitas voltas. Foi uma sequência dramática e controversa que levou à primeira vitória do Grande Prêmio de Piastri na Fórmula 1. No geral, Norris venceu confortavelmente o jovem Piastri ao longo da temporada de 2024, mas ficou aquém de Verstappen em sua tentativa de campeonato.
Este ano, os motoristas da McLaren foram mais igualmente parecidos. Uma série de mensagens de rádio Midrace entre os motoristas da McLaren e seus engenheiros de corrida cristalizou a batalha.
Depois de mergulhar uma roda no cascalho, Lando foi instruído a “apenas manter o foco – você não quer esses erros”. Ele veio uma corrida depois que Norris foi igualmente colocado em uma estratégia de pneus diferente, mas cometeram alguns erros cruciais que o impediram de desafiar Piastri.
Piastri, enquanto isso, foi perguntado a Midrace se ele deseja que a estratégia se concentre em desafiar Leclerc pela vitória ou se afastar de Norris pelo segundo lugar. A resposta de Piastri estava dizendo: “Se você ainda acha que vencer Lando é realista, então: fazer isso”.
“Eu realmente não me importo com Leclerc”, acrescentou Piastri no Rádio Team algumas voltas depois. “Eu só quero a melhor chance de tentar vencer Lando. Essa é a coisa importante no momento.”
É tudo sobre o campeonato mundial.
Verstappen diz que está hospedado no Red Bull
O fim de semana da corrida também acabou com duas das maiores questões em aberto do esporte.
Verstappen, o quatro vezes campeão mundial, disse a repórteres que ficará com a equipe Red Bull em apuros na próxima temporada, finalmente resolvendo perguntas persistentes sobre se ele irá enviar para Mercedes.
A Ferrari anunciou que está assinando o diretor da equipe FRÉDÉRIC VASSEUR para um “contrato de vários anos”, encerrando algumas especulações recentes sobre a liderança da equipe italiana.
Mas nem tudo estava bem com a equipe neste fim de semana. Leclerc expressou sua frustração com o meio de decisão da equipe, enquanto suas esperanças de vitória desapareceram. Leclerc finalmente perdeu o terceiro lugar na volta 62, quando Russell o ultrapassou.
E Lewis Hamilton, da Ferrari, sete vezes campeão mundial, se classificou em 12º na Hungria antes de se chamar de “inútil” enquanto falava com repórteres. Hamilton terminou em 12º lugar.
A próxima corrida de F1 é em 31 de agosto na Holanda.