Um pequeno terremoto abalou a área metropolitana de Nova York no sábado à noite, registrando uma magnitude de 3,0 de acordo com o US Geological Survey (USGS).
O tremor atingiu em Hasbrouck Heights, Nova Jersey, a menos de 13 quilômetros a oeste do Central Park de Manhattan, a uma profundidade de aproximadamente 6,2 km de subsolo.
O gerenciamento de emergência de Nova York emitiu rapidamente orientações sobre as mídias sociais para os moradores após o evento sísmico, confirmando que os tremores foram sentidos em partes da cidade de Nova York. A agência não relatou grandes impactos na época enquanto coordenava com as agências parceiras para monitorar qualquer dano em potencial ou tremores secundários.
Por que isso importa
Enquanto os terremotos são relativamente incomuns no Nordeste, este evento destaca a atividade sísmica em andamento da região em um dos centros urbanos mais densamente populosos do país.
A proximidade do terremoto com Manhattan ressalta a importância do planejamento da preparação para emergências e da conscientização do público em áreas metropolitanas que não estão normalmente associadas a eventos sísmicos frequentes.
É relatado que um terremoto de magnitude 3.0 ocorreu em Nova Jersey ou perto de Nova Jersey. Os tremores podem ter sido sentidos em partes da cidade de Nova York. O gerenciamento de emergência de Nova York está monitorando os impactos e coordenando com os parceiros da agência.
Ações recomendadas:
Orientação do terremoto do USGS:… https://t.co/zzavzawotc
– Gerenciamento de emergência de Nova York (@nyceMergencymgt) 3 de agosto de 2025
O que saber
O terremoto se originou no sistema de falhas Ramapo, uma zona sísmica conhecida em Nova York, Nova Jersey e Pensilvânia.
Apesar de sua magnitude menor de 3,0, a profundidade rasa permitiu que o tremor fosse sentido na região metropolitana como uma breve sensação de oscilação com duração de apenas segundos.
O gerenciamento de emergência de Nova York forneceu orientações abrangentes de segurança após o evento, aconselhando os moradores a verificar riscos, como itens deslocados, detritos ou rachaduras se eles experimentarem tremores. A agência enfatizou que nenhuma ação protetora imediata foi necessária, a menos que ocorresse danos, enquanto alertam os moradores a serem preparados para possíveis tremores secundários que pudessem seguir minutos, horas ou dias após o terremoto inicial.
A cidade estabeleceu canais claros de relatórios para os residentes, direcionando relatórios de terremotos para o USGS e os relatórios de danos não emergenciais para 311, enquanto reservam 911 pede apenas para emergências com risco de vida.
O que as pessoas estão dizendo
Gerenciamento de emergência de Nova York Publicado em X: “Esteja preparado para possíveis tremores secundários. Estes podem seguir minutos, horas ou até dias após o terremoto inicial. Nenhuma ação protetora imediata é necessária, a menos que você tenha sofrido danos”.
A conta X oficial X do Empire State Building postada: “ESTOU BEM”
Gary Hershorn/Getty Images
O que acontece a seguir?
Os sismologistas continuarão monitorando a região em busca de tremores secundários, embora os tremores de acompanhamento significativos sejam improváveis, dada a pequena magnitude do terremoto. A pesquisa geológica dos EUA analisará dados do evento para entender melhor os padrões sísmicos regionais e melhorar os esforços futuros de preparação.
O gerenciamento de emergência de Nova York manterá a coordenação com os parceiros da agência, incentivando os moradores a se manterem informados por meio de fontes oficiais da cidade e notificar os alertas do NOTIFYC.
Os relatórios da Associated Press contribuíram para este artigo.