Cabul, Afeganistão – Um forte terremoto no Extremo Oriente Afeganistão Matou mais de 800 pessoas e deixou pelo menos 2.500 feridos ao destruir inúmeras aldeias, disse um porta -voz do governo Taliban do país na segunda -feira. O porta -voz Zabihullah Mujahid disse a jornalistas em Cabul que a grande maioria das baixas estava na província de Kunar, mas que 12 pessoas foram mortas e 255 feridas no vizinho Nangarhar.
O terremoto atingiu várias cidades na província de Kunar no final da noite de domingo, perto da cidade de Jalalabad, na vizinha província de Nangahar. O terremoto de magnitude das 6h0 ocorreu às 23h47, horário local (15h17 do leste) e foi centrado em 17 quilômetros a leste-nordeste de Jalalabad, informou a Pesquisa Geológica dos EUA. Tinha apenas oito quilômetros de profundidade. Terremotos mais rasos tendem a causar mais danos.
Vários tremores secundários sacudiram a região durante toda a noite, incluindo um poderoso e superficial Tempo de magnitude 5.2 logo após as 4 da manhã, mostram dados do USGS. O primeiro terremoto abalou os edifícios de Cabul a Islamabad, a capital paquistanesa a cerca de 330 quilômetros de distância, por vários segundos, disseram jornalistas da agência de notícias francesa AFP.
Aimal Zahir/AFP/Getty
O vídeo de Nangarhar mostrou que as pessoas cavaram freneticamente escombros com as mãos, procurando por entes queridos na calada da noite e feridos sendo tirados de prédios desabados em macas e em helicópteros. Os moradores de Kunar deram entrevistas fora de suas casas destruídas.
Muhammad Jalal, 40, morador da vila de Ghaziabad, no norte de Kunar, disse a Sami Yousafzai da CBS News em uma entrevista por telefone que ele foi acordado pelos tremores e conseguiu escapar de momentos antes de seu quarto desabar.
“Eu tive sorte, mas pelo menos dois membros da minha família morreram e quatro ficaram feridos”, disse ele. “Passamos a noite inteira procurando ajuda, mas ficamos impotentes e sem esperança”. Jalal lembrou -se de ouvir seu tio chorando por ajuda debaixo dos escombros por duas horas antes de sua voz ficar em silêncio.
O vídeo compartilhado nas mídias sociais mostrou um homem de barba branca em uma camiseta emergindo das ruínas, consolando mulheres em luto que haviam perdido parentes. “Esta foi a vontade de Deus. O que podemos fazer?” Ele disse a eles.
O Dr. Sharafat Zaman, porta -voz do Ministério da Saúde do governo do Taliban, disse que o pedágio provavelmente aumentaria à medida que o trabalho de busca e salvamento continuava, observando que “várias aldeias foram completamente destruídas”.
As operações de resgate ainda estavam em andamento na segunda -feira e as equipes médicas de Kunar, Nangarhar e a capital Cabul chegaram à área, disse Zaman.
A ONU disse em x que tinha equipes de resgate no terreno “fornecendo assistência de emergência e apoio à vida”. O Crescente Vermelho Afeganistão Postado em x O fato de funcionários da agência e “equipes médicas correram para as áreas afetadas e atualmente fornecem assistência de emergência a famílias impactadas”.
Stringer/Reuters
Para Homa Nadir, o vice -chefe do Crescente Vermelho no Afeganistão, parecia “mais um desastre, atingindo a hora errada”.
Ela disse que as informações da Organização de Saúde de Emergência sugeriram pelo menos três aldeias em Kunar “foram completamente niveladas” pelo terremoto.
O desastre ocorre mais de quatro anos após o Taliban retomou o controle do país na esteira imediata de um retirada americana caótica. Mas grande parte do mundo ocidental, incluindo os EUA, cortou os laços com o regime do Taliban e interrompeu a assistência financeira, para que o país permaneça dominado por uma crise humanitária e é uma das nação mais pobre do mundo.
Nadir disse à correspondente da CBS News, Holly Williams, que a ajuda dos EUA reduzia o presidente Trump dificultará o esforço de socorro.
“Estamos sempre esperando que esses desastres aconteçam, mas parece que no Afeganistão, as pessoas realmente não têm a chance de respirar”, disse ela.
USGS
Jalalabad é uma movimentada cidade comercial devido à sua proximidade com o vizinho Paquistão e uma passagem pela fronteira entre os países. Embora tenha uma população de cerca de 300.000 de acordo com o município, acredita -se que sua área metropolitana seja muito maior. A maioria de seus edifícios são construções baixas, principalmente de concreto e tijolo, e suas áreas periféricas incluem casas construídas em tijolos de lama e madeira. Muitos são mal construídos.
Jalalabad também possui uma agricultura e agricultura consideráveis, incluindo frutas cítricas e arroz, com o rio Cabul fluindo pela cidade.
O Afeganistão está localizado perto da junção das placas tectônicas da Eurásia e da Índia e é frequentemente atingido por terremotos.
Uma magnitude 6.3 Tolhlor Rocked Afeganistão em 7 de outubro de 2023juntamente com fortes tremores após tremores. O governo do Taliban estimou que pelo menos 4.000 pereceram. A ONU deu um número muito mais baixo de cerca de 1.500. Foi o desastre natural mais mortal de atacar o Afeganistão na memória recente. Mais de 90% dos mortos foram mulheres e criançasDisse o UNICEF.
Em Junho de 2022um terremoto de magnitude de 5,9 atingiu partes do Afeganistão oriental, matando mais de 1.000 pessoas e ferindo mais de 1.500 outras.


