Membros da equipe da região sudoeste de Boerne, Texas e a equipe da Região da América Latina da BarquisiMeto, Venezuela Shaut HandsAfter América Latina venceu o jogo de consolação da Little League World Series 4-3 no Howard J. Lamade Stadium em 25 de agosto de 2024 em South Williamsport, Pensilvânia.
Dylan Buell/Getty Images/Getty Images North America
ocultar a legenda
Alternar a legenda
Dylan Buell/Getty Images/Getty Images North America
O Campeonato Senior da Liga Mundial da Liga, para Little Leaguers, com idades entre 13 e 16 anos, de todo o mundo, é tocada hoje em Easly, Carolina do Sul. Mas a equipe Cacique Mara de Maracaibo, a Venezuela não podia competir. Eles venceram as rodadas de qualificação da América Latina no México no mês passado, mas receberam vistos de viagem para os Estados Unidos.
O presidente Trump assinou uma proclamação em junho para proibir ou proibir parcialmente os cidadãos de 19 países, incluindo Afeganistão, Cuba, Irã e Venezuela de entrar nos EUA por preocupações com a segurança nacional. Mas havia isenções para atletas participando da Copa do Mundo, das Olimpíadas ou de outros eventos esportivos importantes, conforme determinado pelo Secretário de Estado.
Não está claro por que um oficial de imigração negou vistos de viagem a essa equipe de jovens venezuelanos. Um porta-voz do Departamento de Estado nos disse que “tem” uma política para conceder exceções de juros nacionais a viajantes qualificados que participam desses tipos de eventos esportivos caso a caso. Devido ao tempo adicional de processamento necessário, recomendamos que os candidatos se apliquem bem antes da data de viagem antecipada “.
Obviamente, um time de beisebol jogando em um torneio do campeonato não pode solicitar um visto até que eles venham uma vaga naquele torneio.
Kendry Gutiérrez, presidente da Cacique Mara Little League, disse em comunicado que seus jogadores são “… desmoralizados. Tudo o que eles sabem como fazer é jogar beisebol. Eles não representam nenhuma ameaça; são crianças de 15 anos que querem ganhar a Copa do Mundo”.
Não permitir que esse grupo de jovens atletas chegue aos EUA para um grande evento esportivo levanta algumas questões:
O excelente time nacional de futebol do Irã realmente poderá jogar 2026 Jogos de Futebol da Copa do Mundo nos EUA? Os atletas do Irã, Cuba, Venezuela e outros países listados realmente receberão vistos para competir nos Jogos Olímpicos de Verão de 2028 em Los Angeles?
Duas outras equipes da Little League da Venezuela, uma de Valencia, outra de Barquisimeto, receberam vistos.
As competições esportivas internacionais são frequentemente saudadas por promover o respeito em todos os limites. E, portanto, é difícil entender a decisão de não dar vistos a esses adolescentes de Cacique Mara.
O que você vê é um grupo de jovens da Venezuela que foi negado a chance de vir para a América para jogar seus corações em um jogo que eles amam.